Vistoria de GNV e Homologação

O sistema de Gás Natural Veicular (GNV) como combustível está autorizado, pela legislação brasileira, para fins automotivos. Exceto para ciclomotores, motonetas, motocicletas e triciclos.

Para fazer esta instalação e tornar o veículo bi-combustível, primeiramente deverá ser solicitado autorização junto ao Órgão de Trânsito mais próximo. Para sua segurança, instale o sistema de gás metano somente em uma oficina homologada pelo INMETRO.

O que é GNV

GNV é a abreviação para Gás Natural Veicular. É um combustível gasoso, encontrado no subsolo, composto por hidrocarbonetos leves, predominantemente o metano. É procedente da decomposição da matéria orgânica.

Uma resposta bastante sustentável em relação às preocupações do mundo moderno, com a proteção da natureza e a melhora da qualidade de vida, ele vem chamando a atenção de muitas pessoas.

GNV, é o combustível que vem crescendo ano a ano como fonte de abastecimento alternativa para veículos e muito utilizado em frotas de táxi, vans e caminhonetes. Com a crescente popularidade cresce também a preocupação com a segurança dos usuários, e naturalmente, cresce também o rigor para fiscalização das condições de segurança dos veículos.

Para a sua segurança veicular o Vistoria Carioca, fará a sua inspeção GNV do seu veículo, verificando vários itens obrigatórios de segurança. Além do sistema de funcionamento do seu equipamento de GNV.

Para facilitar a sua vida, vamos listar abaixo a documentação necessária para realizar o procedimento de inspeção e vistoria GNV.

Vistoria GNV: Por que fazer?

Vistoria GNV

A Vistoria GNV é um fator muito importante para garantir a segurança dos veículos que recorrem ao combustível GNV.  A Vistoria GNV é anual, deve ser feita previamente antes de se fazer a vistoria do DETRAN que também é anual.

Na Vistoria GNV são feitos vários testes específicos de itens de segurança, sinalização e frenagem para garantir a segurança dos motoristas e passageiros.

Vistoria GNV x Homologação GNV

Você sabe a diferença entre Vistoria GNV e Homologação GNV?

Para facilitar a sua vida, vamos explicar a diferença

Homologação GNV

Homologação GNV é quando o equipamento de GNV é instalado pela primeira vez. É a primeira vistoria do veículo convertido ao GNV. É na homologação que é feita a certificação que o equipamento foi bem instalado, que atende a todas as normas de segurança, conforme determinação do INMETRO. Estando tudo ok nessa vistoria, o equipamento recebe o selo de aprovação do organismo de inspeção e se dirige ao DETRAN para validar o selo e alterar o cadastro e as características do veículo no cadastro.

Vistoria GNV ou Inspeção GNV

Vistoria ou Inspeção GNV é quando o veículo retorna à Vistoria Carioca para revalidar as condições de segurança do seu equipamento GNV.  Esse retorno é anual. Pois é o prazo fixado pelo DETRAN para que sejam aferidas as condições de segurança do equipamento GNV.

Homologação GNV: Documentos necessários

Caso seja a 1ª inspeção:

  • CRLV ou CRV ou documentos fiscais de aquisição do veículo;
  • CNH ou RG do proprietário ou condutor do veículo;
  • Atestado de qualidade do instalador registrado (data vigente);
  • Documentos fiscais de serviço de instalação e de venda dos componentes do sistema de GNV;
  • Certificado do cilindro
  • Autorização prévia (Senha do DETRAN)

Vistoria GNV: Documentos necessários

Caso seja reinspeção:

  • CRLV ou CRV ou documentos fiscais de aquisição do veículo;
  • Documento de identificação do proprietário ou condutor do veículo;
  • Selo do Gás Natural Veicular;
  • Documentos fiscais de eventual serviço realizado no GNV.

IMPORTANTE:

  • A obrigatoriedade da inspeção é ANUAL
  • Os cilindros devem ser retestados a cada 05 anos (NBR 12790).

Em caso de requalificação do cilindro deverá ser apresentado a Vistoria Carioca:

  • Nota fiscal da mão-de-obra;
  • Atestado de qualidade do instalador registrado (data vigente);
  • Relatório técnico de requalificação de cilindro;
  • Nota fiscal da válvula do cilindro (quando substituída)

Vistoria GNV: Tempo de duração da vistoria

Média de tempo da duração dos serviços é de 02h.

Preço: R$ 250,00

​​​​​​Obs.: O tempo médio de inspeção de segurança veicular é de 2 horas (entre atendimento, cadastro, inspeção e emissão dos documentos). Falhas operacionais do sistema Denatran (BIN) e/ou UGC não são contempladas neste prazo) e dados para contato com estes órgãos estão a disposição, com nossa equipe administrativa.

Consulte os outros serviços que a Vistoria Carioca pode lhe oferecer.

Em caso de dúvidas, fale conosco.

Se quiser agendar a sua vistoria de GNV por telefone, ligue:

Fones: (21) 3986-8659 | (21) 3986-8657 

 

(21) 96777-2886

Fechar Menu
WhatsApp chat