Fabricação Artesanal

O que é fabricação Artesanal?

 Veículo de fabricação artesanal é todo e qualquer veículo concebido e fabricado sob responsabilidade de pessoa física ou jurídica, de modo que o nome do seu primeiro proprietário sempre coincida com o nome do fabricante.

O registro de veículos de fabricação artesanal no Brasil foi regulamentado pela Resolução 63/98, do Contran, para tal definindo-os como “todo e qualquer veículo concebido e fabricado sob responsabilidade de pessoa física ou jurídica, atendendo a todos os preceitos de construção veicular“

Os veículos de fabricação artesanal (RESOLUÇÃO Nº 699, DE 10 DE OUTUBRO DE 2017) devem atender a legislação vigente procurando os profissionais adequados para os serviços especializados. Determinadas peças do veículo devem ser obrigatoriamente novas. 

CRVA – CENTRO DE REGISTRO DE VEÍCULOS AUTOMOTORES

O proprietário deverá primeiramente solicitar ao CRVA autorização para esta fabricação e obter o número do chassi artesanal, o qual deverá ser gravado no veículo.

Após isso, o próximo passo é apresentar o veículo pronto para inspeção na Vistoria Carioca com os documentos abaixo a fim de obter o Certificado de Segurança Veicular – CSV.

Vistoria de Fabricação Artesanal – Documentos:

  • Autorização do Órgão de Trânsito;
  • Documento de identificação do proprietário ou condutor do veículo;
  • Desenhos técnicos com as dimensões e especificações técnicas do veículo;
  • Anotação de responsabilidade técnica (ART) do engenheiro responsável pelo projeto e fabricação do veículo;
  • Documentos fiscais de aquisição dos principais componentes/conjuntos utilizados na fabricação do veículo;
  • Declaração do proprietário e do engenheiro responsável de que o veículo atende integralmente aos requisitos de segurança veicular pertinentes à legislação vigente, conforme projeto de engenharia e memorial descritivo arquivados sob sua responsabilidade.

Será permitido registro e licenciamento de no máximo 3 (três) veículos para cada fabricante, no período de 1º de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.

Observação: Cuidado! É proibida a fabricação de veículo artesanal do tipo ônibus, micro-ônibus, motor-casa, caminhão, caminhão trator, semi reboque, trator de rodas, trator de esteira, trator misto, chassi plataforma, reboque com Peso Bruto Total (PBT) superior a 750 kg e motocicleta, motoneta, triciclo acima de 300cc.

 Fabricação Artesanal Tempo de duração da vistoria

Média de tempo da duração dos serviços é de 02h.

Preço: R$ 330,00

​​​​​​Obs.: O tempo médio de inspeção de segurança veicular é de 2 horas (entre atendimento, cadastro, inspeção e emissão dos documentos). Falhas operacionais do sistema Denatran (BIN) e/ou UGC não são contempladas neste prazo) e dados para contato com estes órgãos estão a disposição, com nossa equipe administrativa.

Consulte os outros serviços que a Vistoria Carioca pode lhe oferecer.

Em caso de dúvidas, fale conosco.

Se quiser agendar a sua Vistoria de Fabricação Artesanal por telefone, ligue:

Fones: (21) 3986-8659 | (21) 3986-8657 

 

(21) 96777-2886

Fechar Menu
WhatsApp chat